Hubertus Joseph Pilates nasceu em 1883 na Alemanha. Filho de um pai chaveiro e de uma mãe dona de casa, Joseph era de uma família humilde. Aos 16 anos saiu de casa e foi buscar seu próprio sustento. Casou-se 3 vezes e teve 2 filhos biológicos e 2 adotivos. Durante sua vida buscou aprender sobre saúde e condicionamento físico. Criticava a forma de se exercitar de sua época. Na Alemanha criou e patenteou seu primeiro aparato: o Foot Corrector e logo após o UNIVERSAL REFORMER.

Obstinado por seu método de condicionamento físico mudou-se para os EUA onde casou-se com Clara. Lá aperfeiçoou sua metodologia, então batizada de “contrologia”.

Existem diversas versões e mitos sobre sua vida e até mesmo sua morte. Muitas pessoas acreditam que ele fora uma criança de saúde frágil permeada de doenças, o que hoje sabe-se não é verdade. Há também quem pense que ele tenha como base para seus exercícios a yoga e que tenha atendido lesionados da guerra, quando na verdade utilizou conhecimentos da esgrima, boxe, wrestiling, ginástica tradicional alemã entre outros.

Joe Pilates era um gênio e acreditava cegamente em sua metodologia. Após sua morte, em 1967, seu legado foi mantido por Romana Kryzanowska.

“Seu corpo é seu maior bem, ele guarda e reflete sua alma . Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa e nos o lapidaremos.”

JOSEPH PILATES