Pilates na reabilitação e prevenção de lesões:

Através do método Pilates podemos tratar lesões já existentes, aliviar dores crônicas, como por exemplo as lombalgias e também é indicado para o tratamentos de pacientes no  pós – operatório de cirurgias.

O Pilates aumenta a flexibilidade, melhora a postura e a consciência corporal, aumenta a força muscular o equilíbrio e a auto estima.

Já é sabido que a prática de algum tipo de atividade física regular esta associada a prevenção e ao tratamento de inúmeras doenças.

Pilates na terceira idade:

De acordo com a ( OMS ) Organização mundial da saúde  em seu documento “Envelhecendo Ativo: Uma política de saúde” a atividade física regular e moderada é indicada para pessoas com mais de 60 anos.

São muitos os benefícios que o pilates proporciona aos idosos.

• Aumento da força;
• Aumento da capacidade respiratória;
• Diminuição da rigidez nas articulações e músculos;
• Prevenção de lesões;
• Melhora da postura;
•  Melhora da autonomia;
•  Prevenção e melhora da osteoporose;
• Aumento da confiança;
• Promove o convívio social.

O Pilates na terceira idade proporciona um envelhecimento saudável de uma forma ativa.

Pilates para gestantes:

O corpo muda rapidamente na gravidez, oque pode causar desconforto, má postura e dores. A prática do Pilates é altamente recomendada , pois ajuda o corpo a se preparar para  essas mudanças, alem disso a prática regular de Pilates durante a gravidez acalma o bebê por haver uma menor concentração de cortisol na corrente sanguíneo da mãe.

É importante frisar que a gestante deve iniciar a rotina de exercícios sempre após a autorização do seu médico.

Pilates para crianças:

O pilates contribui para o desenvolvimento físico das crianças e adolescentes, uma vez que fortalece a musculatura ajudando a suportar a carga da mochila e o desconforto de passar muitas horas sentado, corrige desvios posturais, melhora a circulação e a flexibilidade , leva a disciplina e a concentração.

Com a prática do Pilates a criança começa a perceber e conhecer seu corpo. O Pilates para os pequenos é recomendável a partir de 8 anos.

Pilates para atletas:

O Pilates trabalha  performance e o condicionamento do atleta, beneficiando todas as modalidades desportivas. Proporciona um excelente trabalho na musculatura estabilizadora da coluna, evitando esforços excessivos que poderiam levar a lesões.

O trabalho muscular e os alongamentos realizados permitem uma melhora na amplitude articular do movimento, proporcionando uma melhora no gesto esportivo.

Não existem atividades que se beneficiam mais ou menos com o Pilates, a liberdade e variedade de exercícios proporcionam ao profissional a possibilidade de criar dentro da aula exercícios que imitam o gesto esportivo e desafiam o atleta, melhorando assim a qualidade e a eficácia deste dentro da sua modalidade.

“Obrigado Patricia e Clério pelo apoio e ensinamentos da técnica de Pilates que tanto tem me ajudado a evoluir no meu esporte.”

Luciano Correa, atleta olímpico e campeão pan-americano de judô